As pulgas são pequenos insetos ectoparasitas (parasitas externos) da Ordem Siphonaptera que afetam os seus hóspedes, que podem ser humanos ou animais domésticos, alimentando-se do seu sangue.

As pulgas têm entre 1 a 8 mm de comprimento, com um corpo duro e sem asas, comprimido lateralmente (o que facilita a sua passagem através dos pelos dos hospedeiros), geralmente de cor acastanhada e com peças bucais bem adaptadas a sugar o sangue dos hospedeiros. 

São muito resistentes e ágeis. Os membros posteriores são muito desenvolvidos, o que lhes permite dar saltos apreciáveis com uma extensão de 30 cm.

Malefícios

Provocam graves problemas de saúde, nomeadamente anemias, dermatites alérgicas, viroses, vermes ou doenças causadas por bactérias. A dermatite alérgica à saliva de pulga é a doença dermatológica mais frequente nos animais de companhia. 

Antes de se alimentar de sangue, a pulga injeta uma substância denominada “saliva” para que este não coagule. Para além disso, o hospedeiro pode ingerir pulgas quando se coça pela irritação da picada e essa ingestão liberta, no intestino do animal, a larva das ténias, provocando assim um duplo parasitismo. 

Apesar das suas picadas não serem praticamente sentidas, podem provocar irritações na área afetada.

Locais susceptíveis da praga

Os pisos húmidos com ranhuras e frestas e os locais protegidos da luz são os locais favoritos, nomeadamente: colchões; cortinas, almofadas de poltronas e sofás, tapetes e carpetes. 

Apesar das pulgas habitarem os animais de estimação, os ovos facilmente caem no chão e desenvolvem-se, esperando novo hospedeiro ou nova passagem do mesmo animal para iniciarem um novo ciclo. As pulgas preferem os locais do corpo que ficam cobertos pela roupa.

Cuidados a ter

  • Aspire todos os tapetes, carpetes, sofás, cortinas, etc., tendo particular atenção aos locais mais frequentados pelo animal de estimação. Os sacos de aspiração devem ser imediatamente eliminados.
  • Lave todas as mantas, camas, almofadas, etc., onde o seu animal dorme, com água bem quente e um pouco de detergente ou lixívia.
  • Tenha especial atenção aos locais onde há frechas ou ranhuras, rodapés, por trás do sofá, do frigorífico, máquina de lavar e, em geral, nos locais mais difíceis de passar o aspirador.
  • Para amenizar a irritação ocasionada pela picada da Pulga, dever-se-á aplicar mentol ou gelo. Aconselhamos às pessoas que são muito sensíveis à picada da Pulga, a consultar um Médico Dermatologista