As baratas são insetos muito resistentes da Ordem Blattaria, de tamanho médio a grande, achatadas, com dois pares de asas, sendo o anterior rígido disposto ao longo do corpo.
As suas antenas são longas e finas, os membros são longos e espinhosos, o que lhes permite movimentar-se em praticamente todas as superfícies e em várias posições.
As suas excelentes características de adaptabilidade fazem com que constituam uma das pragas mais difíceis de controlar. A presença de baratas numa habitação ou em qualquer outro edifício é sem dúvida mais perturbadora do que a de qualquer outro inseto, já que provocam repulsa.
Malefícios
Um dos maiores problemas provocados pelas baratas é a contaminação dos alimentos, já que produzem secreções que afetam o seu sabor. No caso de infestações de grande extensão os locais afetados apresentam também um odor característico.
As baratas não estão envolvidas na transmissão ao homem de doenças infectocontagiosas graves, mas podem transportar diversos microrganismos que provocam diarreias inespecíficas.
Além dos alimentos, as baratas atacam também o papel, as peles e os tecidos. Os excrementos, o esqueleto externo e o material vomitado pelas baratas são responsáveis por alergias no homem, com uma importância comparável à dos ácaros do pó. Além disso, a maioria das pessoas alérgicas aos ácaros do pó também o é às baratas.
Locais susceptíveis da praga
A falta de limpeza e a deficiente disponibilidade de alimentos, a humidade elevada, os locais escuros e a existência de frestas onde se possam esconder, são fatores que influenciam os níveis das infestações por baratas.
Infestam preferencialmente locais relacionados com o homem e com alimentos, como cozinhas, armazéns, balneários, piscinas, etc.
Durante o dia escondem-se em locais de difícil acesso, preferencialmente junto de fontes de calor e preferindo papel e madeiras relativamente a superfícies metálicas. Normalmente passam despercebidas até que o número de exemplares presente seja elevado.
Cuidados a ter
Medidas de remoção mecânica, como a aspiração, colocação de armadilhas, detectores, controlo biológico e outras.