Controlo XXI

Percevejos

Os Percevejos da cama são pequenos insectos que pertencem à Ordem dos Hemipteros. Em adultos medem menos de 1 cm de comprimento e têm o corpo com formato oval e achatado de cor castanha-avermelhada. 

Normalmente ficam escondidos durante o dia e picam as pessoas durante a noite enquanto dormem, alimentando-se do seu sangue e da pele morta.

Malefícios

Apesar de não transmitirem doenças para o Homem, os Percevejos causam grande desconforto, pois as picadas podem causar prurido, inchaço e inflamação, levando à irritação da pele e até a uma infecção.

Locais susceptíveis da praga

As camas são os locais mais propícios para esses insectos se alimentarem, se esconderem ou depositarem os ovos. Além deste local, também podem abrigar-se em poltronas, móveis, cadeiras estofadas, fendas nas paredes, papel de parede, guarnições de portas, tomadas eléctricas e pilhas de roupa. 

Isto significa que praticamente qualquer local escuro e protegido pode tornar-se num óptimo habitat para os Percevejos. 

Ao encontrar fezes com cor de ferrugem e restos de suas mudas de “pele”, chamadas exúvias, encontradas nos lençóis, no colchão ou em outros locais que apresentem uma colónia, são os sinais que alertam para a sua presença. Em casos de infestações sérias, um cheiro doce característico pode ser percebido no ambiente.

Cuidados a ter

Dever-se-á manter uma boa limpeza dos espaços susceptíveis de aparecerem esta praga.