Qualidade dos Serviços

É o que a Controlo XXI se compromete a prestar aos seus estimados clientes, apostando na formação contínua dos seus técnicos na área da Segurança, Biologia das pragas e no estudo das metodologias inerentes ao seu controlo.


Empresa Certificada
Somos uma empresa certificada pela E.I.C. (Empresa Internacional de Certificação), no Sistema de Gestão de Qualidade, pela norma NP EN ISO 9001:2008.




Empresa Reconhecida

Somos uma empresa reconhecida pela Associação Nacional de Controlo de Pragas Urbanas (ANCPU), a Controlo XXI está no mercado de uma forma inovadora, com soluções mais eficazes ao nível dos tratamentos e um cumprimento rigoroso de todos os prazos acordados com os seus clientes.




Ratos
O que é?

Entre as pragas urbanas, as de roedores ocupam sem dúvida um lugar de destaque. Os roedores são os mais importantes competidores do homem relativamente aos alimentos e outros bens
As espécies de roedores mais vulgarmente implicadas nas pragas urbanas são: - Mus musculus - rato caseiro ou ratinho; - Rattus norvegicus - ratazana dos esgotos ou ratazana castanha; - Rattus rattus - ratazana preta ou caseira. Estas espécies são consideradas oportunistas ou comensais, isto é, dependem de uma forma importante da presença do homem, cujos alimentos e desperdícios constituem a sua principal fonte alimentar. Por outro lado, a proximidade do homem protege-os contra muitos inimigos naturais. Provocam estragos consideráveis nos locais que infestam, consumindo alimentos e contaminando-os com fezes, urina e pelos, estragando mobiliário, roupas e documentos. Destroem mais do que consomem já que um dos seus objectivos é manter os dentes afiados. Os roedores são ainda reservatórios ou veículos de agentes etiológicos de diversas doenças que afectam o homem e os animais domésticos. São animais de actividade essencialmente nocturna, a sua visão é reduzida, mas têm um tacto, ouvido e olfacto muito apurados. Não gostam de áreas abertas, preferem o contacto com as paredes e outros objectos. As ratazanas são bastantes cautelosas, enquanto os ratos são mais curiosos.

O Rato caseiro é um Roedor de pequeno porte com cerca de 15 g de peso. A distância entre a extremidade do focinho e a base da cauda é igual ou inferior a 100 mm; a cauda é de dimensão superior, acastanhada e com uma tonalidade mais clara na base. As orelhas são grandes e ultrapassam ligeiramente os olhos quando rebatidas, o focinho é pontiagudo e os olhos são pequenos. A coloração geral da pelagem varia mas é normalmente cinzenta ou castanha mais acentuada na região dorsal, nos flancos ocorrem tonalidades amareladas e a região ventral é mais clara. Membros amarelados ou acinzentados com os dedos brancos. É uma espécie omnívora, com um espectro alimentar variado quando em estreita associação com o homem. Nas habitações procura essencialmente cereais, alimentos de aves e alimentos secos de animais de companhia. Subsiste durante períodos apreciáveis sem água. Comem pequenas quantidades frequentemente (cada 1 a 2 horas) mas têm duas refeições principais, ao anoitecer e ao amanhecer. Ingerem diariamente uma quantidade de alimento de cerca de 3 a 4 gramas. Comem-se uns aos outros quando não existe alimento disponível e comem também baratas alemãs nos edifícios com infestações desta espécie.
A Ratazana dos esgotos ou ratazana castanha é uma espécie de grandes dimensões e robustez, o seu peso varia entre 200 e 500 g . A distância entre a extremidade do focinho e a base da cauda varia entre 21 e 27 cm e a cauda tem uma dimensão inferior. As orelhas são pequenas, não atingem os olhos quando rebatidas, o focinho é achatado. Os olhos são pequenos. Pelagem da região dorsal escura, castanha-acinzentada por vezes avermelhada na parte posterior, regiões laterais mais claras, região ventral e membros de cor branca acinzentada. Cauda bicolor, mais escura na parte superior. Tem uma pelagem áspera.
É uma espécie omnívora, com uma dieta muito variada, devido à sua grande proximidade ao homem, mas tendo preferência por alimentos com teores elevados de proteína e hidratos de carbono. Comem grandes quantidades de cada vez, num total de 25 a 30 g por dia. Não subsistem sem água.

A Ratazana preta ou caseira tem dimensões e robustez inferior ao Rattus norvegicus, o seu peso varia entre 150 e 200 g. A distância entre a extremidade do focinho e a base da cauda varia entre16 e 24 cm, a cauda tem uma dimensão superior. As orelhas são grandes, atingem os olhos quando rebatidas e o focinho é pontiagudo. Pelagem da região dorsal preta a acinzentada escura, região ventral de cor cinzenta escura a acinzentada clara. Cauda de coloração uniforme. Tem pelagem lisa e lustrosa.
Trata-se de uma espécie omnívora com preferência por sementes, vegetais e frutos frescos. Come grandes quantidades de uma vez. Pode subsistir longos períodos sem água.
Hábitos e características biológicas


Malefícios

Os ratos provocam inúmeros prejuízos ao Homem: transmitem doenças (leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica) ainda podem provocar danos em fios, cabos de máquinas e instalações eléctricas e telefónicas, ocasionando, inclusive, incêndios, para além e contaminarem alimentos.
Os roedores funcionam assim como condutores de vírus, bactérias, protozoários e vermes. A transmissão desses organismos ocorre através do contacto directo ou indirecto do Homem com as fezes e a urina destes animais.

Locais susceptíveis da praga

Podem ocorrer pragas urbanas de roedores nas habitações, nos supermercados, nos restaurantes, nos armazéns de produtos alimentares, nas indústrias alimentares, nos esgotos, nas escolas, nos hospitais, etc. Além de poderem entrar pela janelas e portas, os roedores podem também entrar nos edifícios através de aberturas das canalizações, ventiladores e algerozes. A sua origem pode ser diversa, desde edifícios contíguos até à introdução nos edifícios de mercadorias infestadas. 
Os Rato caseiros podem viver nas zonas urbanas, em praticamente todas as instalações relacionadas com o Homem (habitações, armazéns, supermercados, restaurantes, câmaras frigoríficas, etc.), onde existam alimentos e um ambiente seco. Constroem os ninhos no interior dos edifícios, preferencialmente próximo dos alimentos, escondidos, utilizando materiais maleáveis como papel, material de isolamento ou partes de mobiliário. A deslocação individual normalmente é reduzida, o seu raio de acção é de cerca de 10 metros. Têm necessidade de roer, pelo que atacam frequentemente cabos eléctricos, canos, objectos de cartão e madeira, etc. Passam através de pequenas aberturas, de cerca de 0.7 cm. A Ratazana dos esgotos ou ratazana castanha tem preferência por lixeiras, esgotos, jardins, muros, ribeiras, canais de rega e drenagem, instalações pecuárias, bermas de estradas, instalações industriais. São excelentes nadadores, podem manter-se debaixo de água cerca de 30 segundos e podem entrar nos edifícios através das canalizações. No exterior os ninhos são normalmente subterrâneos e cavam galerias. A sua actividade é essencialmente nocturna com picos ao anoitecer e ao amanhecer.
A Ratazana preta ou caseira desenvolve-se em condições mais quentes que a espécie anterior. Coloniza preferencialmente áreas florestadas ou agricultadas com preferência por locais secos. Constrói os ninhos geralmente alguns metros acima do solo em árvores, telhados, sótãos, espaços sobre os tectos, espaços ao longo da linha do telhado, etc.

Cuidados a ter

Como os ratos se reproduzem em locais que ofereçam alimento, abrigo e água, o primeiro passo para a sua prevenção e controlo, consiste em eliminar estas condições. Para identificar a existência de roedores, é importante observar se existem fezes, manchas de gordura, roeduras em embalagens de alimentos, cabos e fios eléctricos e tocas junto ao solo, muros e entre as plantas. Existem algumas medidas preventivas que contribuem com o controlo desta praga, como:
•    Armazenar alimentos em locais fechados;
•    Não lançar restos de alimentos no chão ou nas redes de saneamento;
•    Manter limpos os locais de refeição e de manipulação de alimentos;
•    Acondicionar o lixo em sacos plásticos;
•    Manter jardins e quintais limpos;
•    Manter limpos sótãos e garagens.
 

Controlo XXI Empresas Particulares Contactos
A Empresa
Clientes Referência
Ratos
Baratas
Formigas
Pulgas
Percevejos
Térmitas
Aranhas
Pombos
Moscas/Mosquitos
Insetocaçadores
Ratos
Baratas
Pulgas
Formigas
Térmitas
Moscas/Mosquitos
Carraças
Percevejos
Rua Galileu Saúde Correia, nº 11B
2800-691 Almada
Tel. 21 274 84 32
Fax. 212 784 446
Email: geral@controloxxi.pt