Qualidade dos Serviços

É o que a Controlo XXI se compromete a prestar aos seus estimados clientes, apostando na formação contínua dos seus técnicos na área da Segurança, Biologia das pragas e no estudo das metodologias inerentes ao seu controlo.


Empresa Certificada
Somos uma empresa certificada pela E.I.C. (Empresa Internacional de Certificação), no Sistema de Gestão de Qualidade, pela norma NP EN ISO 9001:2008.




Empresa Reconhecida

Somos uma empresa reconhecida pela Associação Nacional de Controlo de Pragas Urbanas (ANCPU), a Controlo XXI está no mercado de uma forma inovadora, com soluções mais eficazes ao nível dos tratamentos e um cumprimento rigoroso de todos os prazos acordados com os seus clientes.




Moscas/Mosquitos

O que é?

Entre as espécies existentes de moscas destacam-se como principais causas de pragas urbanas as seguintes:- mosca doméstica - Musca domestica- mosca da fruta ou do vinagre - Drosophila spp- mosca da carne - Sarcophaga carnaria- moscas varejeiras - Lucilia caeser e Calliphora vomitoria - moscas negras ou simulídeos - Simulium spp- mosca dos cavalos - Tabanus sudeticus e Chrysops relictus - mosca dos estábulos - Stomoxys calcitrans.

Malefícios

Na maioria dos casos, a sua importância na transmissão de doenças ao homem através de picadas é diminuta, já que esse papel é consumado principalmente através da contaminação dos alimentos com microrganismos patogénicos.Com efeito, as moscas pousam e alimentam-se em matéria orgânica de origem diversa tal como fezes, estrumes, lixo, etc. e também nos alimentos do homem, podendo assim contribuir para a disseminação de diversas doenças, tais como a cólera, a febre tifóide, a salmonelose, etc. Além disso, as moscas provocam também incómodo e desconforto ao homem e aos animais domésticos.

Locais susceptíveis da praga

As espécies de moscas mais frequentemente envolvidas nas pragas urbanas têm uma maior incidência nas residências, nos locais de manuseamento de alimentos e nas explorações agro-pecuárias.

Cuidados a ter

O controlo das moscas como pragas urbanas, inclui quatro passos importantes:
1. Inspecção e identificação da espécie
É a fase vital já que permite conhecer aspectos importantes sobre a biologia e hábitos da espécie causadora da praga. Uma vez que o controlo de moscas envolve as larvas e os adultos o desconhecimento da espécie em causa torna mais difícil a identificação dos locais de reprodução. Por outro lado, se se combaterem os adultos sem se implementar qualquer acção contra as larvas, estas continuam a desenvolver-se perpetuando a infestação. Além da identificação da espécie, a inspecção do local tem como objectivo conhecer os locais de reprodução, que podem ser particularmente evidentes, ou estar isolados ou escondidos. A primeira medida a considerar para combater qualquer espécie de moscas é eliminar os locais de reprodução, já que é a forma mais eficaz de obter resultados a mais longo prazo. Devem também ser analisadas cuidadosamente as condições de higiene dos locais infestados com vista ao aconselhamento sobre a implementação de medidas de higiene e saneamento.
2. Implementação de medidas de higiene e saneamento
Independentemente dos progressos no controlo químico de moscas, as medidas de higiene e saneamento continuam a ser o melhor método de combate a estes insectos. Estas medidas são diversas, dependendo dos locais e das condições presentes, e incluem a desumidificação dos locais infestados, a limpeza dos locais de reprodução, a remoção de locais de descanso dos adultos, a remoção de lixos, dejectos de animais e outros materiais de origem vegetal ou animal em decomposição, etc. A colaboração dos proprietários dos locais infestados com os profissionais de controlo de pragas relativamente às medidas de higiene e saneamento a corrigir e/ou adoptar é fundamental para um controlo eficaz das pragas de moscas. Entre os conselhos a dar aos proprietários poderão ser particularmente úteis os seguintes (além de contribuírem para a diminuição dos problemas devidos às moscas, muitas destas medidas contribuem também para a diminuição da incidência de outras pragas, entre as quais, as de baratas, formigas e mosquitos):
- Utilizar na iluminação exterior luzes menos atractivas para os insectos; - Colocar as fontes de iluminação exterior longe das portas e janelas; - Eliminar acumulações de matéria orgânica de humidade elevada (folhas, estrumes, etc.), especialmente em áreas potencialmente húmidas; - Cobrir sempre os alimentos; - Manter as cozinhas e os utensílios culinários limpos; - Eliminar locais de água paradas; - Remover e eliminar dejectos dos animais de estimação; - Não deixar nos alimentos destinados aos animais de estimação durante muito tempo nos comedouros; - Limpar regularmente as tubagens dos frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, máquinas de lavar, etc.; - Utilizar desumidificadores em locais de humidade elevada; - Não guardar sem secar os panos e esponjas utilizados em limpezas; - Lavar bem todas as garrafas recicláveis de cerveja, vinho, vinagre, sumos de fruta, etc.; - Utilizar caixotes do lixo cujas tampas vedem bem e forrá-los com sacos de plástico; - Remover os lixos frequentemente; - Limpar frequentemente os caixotes do lixo; - No exterior manter o mais limpo possível as áreas destinadas aos lixos; - Colocar redes ou outras estruturas de protecção nas janelas e portas. As que abrem devem fazê-lo para o exterior; - Eliminar os excessos de vegetação em redor dos edifícios.
3. Implementação de medidas de controlo mecânicas
Fazem parte destas medidas de controlo a colocação de redes nas janelas, electrocutores de insectos, etc.
4. Aplicação de insecticidas
O controlo de moscas envolve frequentemente a aplicação de insecticidas em interiores e exteriores. De um modo geral as aplicações de insecticidas destinam-se a controlar as formas adultas já que a implementação de medidas de higiene e saneamento constitui a melhor forma de controlar as formas imaturas.

Controlo XXI Empresas Particulares Contactos
A Empresa
Clientes Referência
Ratos
Baratas
Formigas
Pulgas
Percevejos
Térmitas
Aranhas
Pombos
Moscas/Mosquitos
Insetocaçadores
Ratos
Baratas
Pulgas
Formigas
Térmitas
Moscas/Mosquitos
Carraças
Percevejos
Rua Galileu Saúde Correia, nº 11B
2800-691 Almada
Tel. 21 274 84 32
Fax. 212 784 446
Email: geral@controloxxi.pt