Qualidade dos Serviços

É o que a Controlo XXI se compromete a prestar aos seus estimados clientes, apostando na formação contínua dos seus técnicos na área da Segurança, Biologia das pragas e no estudo das metodologias inerentes ao seu controlo.


Empresa Certificada
Somos uma empresa certificada pela E.I.C. (Empresa Internacional de Certificação), no Sistema de Gestão de Qualidade, pela norma NP EN ISO 9001:2008.




Empresa Reconhecida

Somos uma empresa reconhecida pela Associação Nacional de Controlo de Pragas Urbanas (ANCPU), a Controlo XXI está no mercado de uma forma inovadora, com soluções mais eficazes ao nível dos tratamentos e um cumprimento rigoroso de todos os prazos acordados com os seus clientes.




Aranhas

O que é?

As aranhas são artrópodes e pertencem à Ordem dos Aracnídeos (animais de 8 patas). Dividem-se em 3 categorias: Mygalomorphae, Araneomorphae e Mesothelae.
Existem cerca de 35 mil espécies de aranhas no mundo, dos mais variados tamanhos e grau de veneno, mas poucas são causadoras de acidentes. Existe apenas uma espécie aquática. Todas as espécies produzem veneno, que é indispensável para caça e digestão do alimento, são carnívoras e alimentam-se de insectos e pequenos invertebrados.
As aranhas variam muito de tamanho, a caranguejeira é a maior espécie, pode chegar a até 30 cm de comprimento. O seu corpo é dividido em cefalotórax (prossoma) e abdome (opistossoma). Na região frontal do cefalotórax existe um par de palpos (semelhante às pernas, porém menores), que possui função sensorial e de manipulação de alimento; um par de quelíceras que carrega os ferrões entre os palpos (utilizados para inoculação do veneno) e 4 pares de patas. Podem possuir até 8 olhos simples, porém esse número pode variar (para menos) de acordo com a espécie. Também apresentam dimorfismo sexual, machos e fêmeas são diferentes, as fêmeas são sempre maiores.
Para caçar as suas presas, recorrem por vezes às suas teias. Estas têm várias funcionalidades: capturar as presas, forma de aviso de que se aproxima a presa. Utilizam a seda para fazer casulos e depositar lá os ovos, reforçar túneis no chão, para além de a utilizar como “corda” de segurança por onde passam, de forma a não caírem quando caminham em locais altos.
A reprodução das aranhas é sexuada. Apresentam dimorfismo sexual e presença de bulbo copulador nos machos (localizado nas extremidades dos pedipalpos). Os ovos são fertilizados no momento da postura e ficam armazenados numa espécie de bolsa elaborada com fios de seda, denominada ooteca.
    
Malefícios

Os danos mais graves ao ser humano estão relacionados às picadas.
A picada de aranha não dói e os sintomas aparecem mais tarde, nomeadamente o inchaço na zona afectada, precedendo a formação de uma bolha e em seguida de uma mancha preta. A infecção cicatriza lentamente e dá muita comichão. Em certos casos, uma simples picada de aranha, poderá originar reacções alérgicas como febre, falta de ar, dores musculares ou hemorragias. Não coçar e limpar a zona com desinfectante é a melhor forma de neutralizar estes sintomas.

Locais susceptíveis da praga

Habitam ambientes diversos, excepto lugares frios, inclusive áreas urbanas, o que facilita a ocorrência de acidentes.

Controlo XXI Empresas Particulares Contactos
A Empresa
Clientes Referência
Ratos
Baratas
Formigas
Pulgas
Percevejos
Térmitas
Aranhas
Pombos
Moscas/Mosquitos
Insetocaçadores
Ratos
Baratas
Pulgas
Formigas
Térmitas
Moscas/Mosquitos
Carraças
Percevejos
Rua Galileu Saúde Correia, nº 11B
2800-691 Almada
Tel. 21 274 84 32
Fax. 212 784 446
Email: geral@controloxxi.pt